Vamos lá... Pelo que eu aprendi até agora sobre velas:
- As velas mais quentes (filamento mais fino) demoram menos tempo para aquecer, motivo pelo qual facilitam o processo de arranque do motor e combustão em baixa rotação;
- As velas mais frias (filamento mais grosso) precisam de mais energia do aquecedor de velas pra aquecer, mas em compensação oferecem um rendimento maior do motor em altas rotações;
A escolha da vela depende também da temperatura ambiente, cilindrada do motor e da quantidade de nitrometano do combustível.
Portanto: quanto menos nitro, vela mais quente; quanto mais nitro, vela mais fria. No período de amaciamento acho que deveria usar uma vela mais quente.
Como saber se a vela está boa?
É possível descobrir se a vela esta boa pela forma e cor do filamento (miolho da vela que é feito de platina).
Você coloca a vela no aquecedor e veja se:
- o filamento está muito escurecido: mistura muito gorda, muito óleo no combustível ou combustível de má qualidade. É preciso fechar mais a agulha de Alta;
- o filamento está de cor marrom: mistura muito gorda. É preciso fechar um pouco mais a agulha de Alta;
- o filamento está brilhante: a mistura está correta (carburação ideal);
- o filamento está deformado: o motor trabalhou com uma mistura muito pobre (agulha de alta muito fechada). É preciso abrir a agulha de Alta.
Veja abaixo uma imagem com os tipos de velas da OS:
Quantas voltas na agulha pra atingir a carburação ideal? A primeira pergunta que eu fiz quando comecei a aprender sobre o carburador foi essa. Depois de ler, reler e decorar o manual, cheguei a conclusão que as instruções que vieram não eram precisas, uma vez que o motor não estava atingindo o ideal com a abertura recomendada pelo fabricante (pouco menos de 2 voltas abertas a partir da posição de fechada).
A exlicação para isso é que a abertura da agulha de Alta do carburador depende do combustível, da temperatura e umidade do ambiente.
Só consegui resolver este problema comprando um termômetro por infravermelho. Com isso posso controlar exatamente a temperatura do motor e ao mesmo tempo consigo ajustar corretamente a carburação.
O que queima a vela???
- carburação errada (ex. muito fechada a agulha de alta);
- sujeira (se você não coloca óleo no filtro de ar, saiba que pode causar a perda prematura da vela, prejudicar toda a regulagem das agulhas e possivelmente danificar o motor); ficar atento também ao próprio combustível (se sobrou no tanque, não coloque novamente no galão, pois pode estar com areia, terra e dai vai contaminar tudo);
- tempo de uso (a vela tem um tempo de vida útil; tem casos em que pode durar 2 a 3 galões ou mais);
Obs:
- tenho percebido muita gente NÃO se preocupando com o filtro de ar. Um item muito importante e não é dispensável. O correto é mantê-lo sempre limpo e com óleo próprio para filtro de ar;
- nada de usar combustível (é muito mais caro que o óleo) e não funciona, pois o óleo que existe é muito pouco para segurar a poeira, que compromete a carburação e a vida útil da vela.
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